(início)   (sobre nós)   (guiões)   (cibercursos)   (dicionários)   (FAQ)   (equipa)   (contactos)   (acesso)
ACESSO PESSOAL

Sobre nós

A CiberEscola da Língua Portuguesa é uma plataforma de recursos interativos e cursos online de ensino do português e constitui um projeto único no universo de oferta editorial e institucional via Web.

Livre acesso

Os utilizadores (alunos e professores) podem aceder à plataforma gratuitamente, mediante um registo simples.

Dispensa de software adicional

É necessária apenas uma ligação à Internet. A plataforma funciona em qualquer browser, não sendo necessário o descarregamento de software adicional.

Diversidade de níveis e áreas

Em Português Língua Materna são visados sete níveis de escolaridade, do 5.º ao 12.º anos. Em Português Língua Não Materna estão contemplados os níveis A2 e B1. Numa e noutra vertente do ensino do português, as áreas tratadas são a Leitura, a Compreensão oral, a Gramática, a Escrita e o Vocabulário.

Conteúdos originais

Todos os exercícios são originais, produzidos especificamente por professores pós-graduados e investigadores em linguística.

Flexibilidade

Os materiais disponibilizados destinam-se a ser implementados autonomamente pelo aluno, enquanto estudo supletivo, e/ou utilizados na sala de aula, em regime de trabalho colaborativo, tendo por suporte o recurso a quadros interativos ou a computador com projetor, ou ainda em salas de computadores.

Interatividade

Para além da interatividade utilizador-máquina, visada nos exercícios interativos, há a possibilidade de o aluno ter aulas por videoconferência, com um professor pós-graduado em ensino de português língua estrangeira (ver Cibercursos da Língua Portuguesa) com acesso aberto aos materiais e produtos gerados em cada curso.

Testagem prévia

Cada pacote de exercícios é objeto de testagem, junto de um universo-amostra de alunos e professores.