(início)   (sobre nós)   (guiões)   (cibercursos)   (dicionários)   (FAQ)   (equipa)   (contactos)   (acesso)
ACESSO PESSOAL

GUIÃO DE AULA

(descarregar PDF)

Ano: 8.º

Correção de erros

Principal competência visada: escrita

Objetivo(s):
• Utilizar, com progressiva eficácia, técnicas de reformulação textual.

Passo 1. Produção prévia de texto (pelos alunos) e respetiva correção pelo professor, usando um conjunto de sinais auxiliares de correção para identificar: erro ortográfico, mau uso dos sinais de pontuação, ordem de palavras alterada, repetição de palavras, palavras em falta.

Passo 2. Explicitação, pelo professor, dos tipos de erros dados pelos alunos, com exemplos dos textos corrigidos (erro ortográfico, mau uso dos sinais de pontuação, ordem de palavras alterada, repetição de palavras, palavras em falta).

Passo 3. Explicitação, pelo professor, do conjunto de sinais auxiliares da correção.

Passo 4. Realização do exercício Qual é o tipo de erro?

Passo 5. Verificar se os alunos associam o tipo de erro ao sinal respetivo.
Os alunos procedem à autocorreção dos seus textos.